Risoto de funghi com azeite trufado

“Pela coloração brilhante e pela explosão de sabores eu diria que este é o rei dos risotos! O italianíssimo risoto de funghi tem seu preparo um pouco mais trabalhoso que a maioria dos risotos, mas é uma receita infalível. É um prato único, ou seja, não é necessário acompanha-lo com nada e pode ser servido em pequenas porções em um jantar descontraído.” 

Ingredientes
100g funghi seco preto
2 xícaras de arroz arbóreo
1cebola picada
1 taça de de vinho tinto
1 caldo de legumes diluído em 1 litro de água fervente (ou faça o seu próprio caldo de legumes)
2 xícaras de água fervente
120g de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de cream cheese 
Sal marinho
pimenta-do-reino
Manteiga
Azeite trufado 

Preparo
Deixe o funghi seco de molho em água fervente por meia hora. Escorra em uma peneira e reserve a água. Pique os funghi em pedacinhos.

Coloque uma colher (sopa) de manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola e refogue até que murchem. Coloque o funghi, aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, adicione a água onde os funghis ficaram de molho ao invés do caldo e siga mexendo.

Assim que a água evaporar, acrescente o caldo ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto.

O risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem. Importante: Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.

Assim que o risoto estiver no ponto, verifique o sal, adicione o queijo parmesão, o cream cheese. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga e misture delicadamente. Finalize com azeite trufado e a pimenta. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s