Risotto de physalis

Risotto – Um dos pratos mais apreciados em todo o mundo é de origem italiana. Muito conhecido devido à sua textura e destaca-se pela versatilidade. Fácil de preparar, mas ao mesmo tempo repleto de nuanças. Para o preparo de um bom risotto destaco como pontos importantes: um bom caldo, arroz de qualidade e ingredientes frescos. A partir disso, é possível fazer adaptações para todos os paladares e orçamentos, bastando apenas a criatividade para dar origem a uma refeição agradável e única. A estrela deste que preparei é o physalis que contrasta super bem com o barbecue que utilizei nos cubinhos de carne suína. 

Ingredientes:
300g de filé suíno cortado em cubinhos
170g de physalis cortados na metade
2 xícaras de arroz arbóreo
170ml de vinho branco
2 colheres (sopa) manteiga
1 cebola picada
1 caldo de carne diluído em 1 litro de água fervente
6 colheres (sopa) molho barbecue
150g de parmesão ralado
Sal a gosto

Preparo:
Em uma frigideira bem quente coloque um fio de azeite e doure a carne suína até que fique bem cozida (aproximadamente 15 minutos). Se a carne soltar água durante o cozimento vá retirando. A ideia é que fique bem tenra para o próximo passo. Em seguida adicione o barbecue e mexa até que ele incorpore totalmente na carne. Retire do fogo e reserve.

Coloque uma colher (sopa) de manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola e refogue até que murchem. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, adicione o caldo ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto.

O risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando. Se necessário, junte mais de caldo e mexa bem. Importante: Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto seco.

Assim que o risoto estiver no ponto, verifique o sal, adicione a carne já cozida, o physalis e o parmesão. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente uma colher da manteiga e misture delicadamente.

Sirva quente decorando com alguns physalis inteiros. 

Obs. Ali em cima falo da importância do caldo para o risotto. O cubo industrializado de caldo acaba sendo muito pratico, mas é uma alternativa repleta de sódio. Eu prefiro fazer meu próprio caldo de legumes. Segue uma receita pratica para o preparo de um saboroso caldo para o seu risotto.

Ingredientes
2 cenouras cortadas em rodelas
1/2 tomate 
2 dentes de alho
2 talos de salsão picados
1 cebola grande cortada em 4 partes
2l de água
2 folhas de louro
6 grãos de pimenta-do-reino

Preparo
Em uma panela, junte os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione a água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo. Conserve na geladeira por até 5 dias ou congele por 3 meses. Vale até usar forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s