Pasta alla norma

Esta é uma receita retirada do livro “A Itália de Jamie” do Jamie Oliver. A origem deste prato é a Sicília, onde praticamente todos na ilha crescem comendo. Dona Norma que me desculpe, mas eu fiz algumas adaptações à receita original: grelhei as beringelas na churrasqueira ao invés de cozinhá-las em um frigideira, troquei a ricota por mozzarella de búfala e finalizei com nozes. Modificar, adaptar são fatores que me deixam muito feliz na cozinha. E isto não quer dizer que eu não respeite as tradições. Eu apenas acredito que um prato pode trazer uma satisfação pessoal muito maior quando personalizado conforme o seu gosto. 

Ingredientes:
2 berinjelas grandes
1 pimenta vermelha (chilli) sem semente e picada
4 dentes dentes de alho descascados e fatiados finamente
1 punhado bem grande de manjericão fresco, talos picados finamente e folhas reservadas
1 colher de chá de um bom vinagre branco
3 latas de tomate pellati
450g de espaguete seco
150g de ricota ou parmesão ralado (eu utilizei mozzarella de búfala)
Sal
Pimenta do reino moida na hora
Azeite de oliva
Orégano seco
Nozes picadas para finalizar

Preparo:
Comece cortando as beringelas no sentido do comprimento em fatias de aproximadamente 1cm. Em uma panela antiaderente grande coloque um fio generoso de óleo de oliva e doure as berinjelas mexendo as fatias de modo a cobrir com óleo cada pedacinho. Vá virando a berinjela com um par de pinças para que todos os lados da berinjela fiquem dourados e ao mesmo tempo oleosos.  

Reserve as berinjelas em um refratário e polvilhe-as com orégano seco e um pouco de sal e dê uma mexida para que todas fiquem temperadas igualmente. (Nesta receita eu grelhei as beringelas na churrasqueira, adicionando o óleo de oliva, o orégano e o sal. Como vocês sabem eu gosto de adaptações. E aqui o intuito foi deixar a beringela defumada). Fica a seu critério.

Na mesma panela que você estava fritando a beringela, acrescente um pouco mais de óleo de oliva na panela e deixe em fogo médio. Adicione a pimenta vermelha, o alho picado e os talos de manjericão. Misture para que tudo fique cozido igualmente, em seguida coloque o vinagre branco e acrescente o molho de tomate à panela. Pegue metade das folhas de manjericão que você separou para essa receita e adicione à panela para cozinhar no molho. Cozinhe o molho por pelo menos 20 minutos – quanto mais você cozinhar o molho de tomate, mais saboroso ele fica – Confesso que eu gosto de cozinhar em fogo baixo por horas. Bem, mexa de vez em quando e tempere com pimenta do reino moida na hora e sal. Retorne a beringela para a panela e cozinhe por mais 10 minutos.

Enquanto o molho vai cozinhando, em outra panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. Quando a água ferver, coloque a massa e deixe cozinhar até ficar al dente.

Assim que a massa estiver pronta, acrescente o molho aos poucos à panela. Quando for servir, coloque as folhas restantes de manjerição, salpique com ricota despedacada (eu utilizei mozzarella de búfala) e as nozes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s