Tortei de rolo

Este prato foi semi finalista no concurso “Receitas de Família” da revista Casa e Comida em 2016. O Tortei de Rolo é uma massa incomum que leva um pouco mais de tempo para ser preparada, mas vale que o esforço de cada minuto despendido. Receita de nossa família trazida da Itália através minha nona. Lembro-me que quando criança ficava em pé sobre uma cadeira ajudando a minha mãe a esticar a massa com o rolo. É o prato que mais gostamos de preparar juntos. Uma verdadeira explosão de sabor que faz com que a gente se sinta em meio à um grande abraço de uma “mamma” italiana.

Preparo: 1h 45min
Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

Massa:
600g de farinha de trigo especial
4 ovos
Água morna

Recheio:
1 moranga cabotiá grande
1 cebola picada
Noz moscada a gosto
Sal a gosto
50 gramas de queijo parmesão ralado
Azeite de oliva

Molho:
1 Kg de acém cordado em cubos
2 cebolas picadas
2 dentes de olho picados
1 punhado de salsinha finamente picada
2 colheres (sopa) orégano
1 punhado de manjericão frescos
2 latas de tomate pelati
50 ml de shoyo
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Molho: Tempere a carne com sal, pimentas e reserve. Em uma panela coloque uma colher de manteiga, doure a cebola e o alho. Assim que ficar transparente adicione a carne e sele os cubos até que fiquem corados. Adicione o shoyo, o orégano, a salsinha e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o tomate pelati, o manjericão, reduza o fogo e deixe cozinhando por uma hora.

Massa: Coloque a farinha de trigo em uma vasilha, adicione os ovos, vá acrescentando água morna e mexendo até o ponto de sovar. Depois amasse bem a massa até que fique elástica e macia. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos antes de abrir e moldar.

Recheio: Descasque a moranga e corte em cubos. Em uma panela coloque uma colher de manteiga e doure a cebola. Assim que ficar transparente adicione adicione a moranga a salsinha e cozinhe até amolecer. Deixe esfriar, esprema com a ajuda de um garfo e seguida adicione sal, a noz moscada e o queijo ralado Faixa Azul. Misture bem.

Tortéi: Esticar bem a massa com o rolo (não muito fina, da espessura de um descanso de copos). Mantenha a massa em um formato retangular, aparando-a se necessário e depois estenda sobre um pano de prato limpo. Coloque o recheio por toda a massa e enrole como um rocambole. Enrole o rolo no pano branco e amarre firmemente cada extremidade usando um barbante. Coloque o rolo em uma panela de água quente fervente e salgada mantendo-o submerso e cozinhando em fogo brando por 25 minutos. Após remova-o cuidadosamente, retire o barbante, desenrole-o e fatie.

Servindo: Em um prato distribua as porções do tortéi, cubra com o molho e finalize com o queijo ralado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s