Shimeji na manteiga

“Shimeji butter” ou “shimeji batá”, como diz a velhinha japonesa que me ensinou esta receita, nada mais é do que cogumelo shimeji na manteiga. Além de super saboroso, este prato é muito, mas muito rápido de fazer e fica genial como
entrada. Você pode incrementar a preparação utilizando óleo de gergelim torrado, saquê, gengibre, wasabi… Aqui optei pelo tradicional: molho de soja + manteiga que contempla um gostinho agridoce bem suave e contrasta super bem com a acidez cebolinha verde.

Ingredientes:
2 bandejas de cogumelos shimeji
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colheres (sopa) de açúcar
4 colheres (sopa) de molho de shoyu
Cebolinha verde picada
Sal a gosto

Modo de preparo:
Eu não tenho o hábito de lavar qualquer tipo de cogumelo e muito menos deixá-los de molho. Isto porque eles são semelhantes a uma esponja e em contato com muita água acabam ficando mais úmidos, mais difíceis de dourar e assim perdem sabor. Quando sujos, eu limpo com um pano ou papel toalha umedecido.

O shimeji vem em blocos semelhante a uma couve-flor. A primeira coisa à fazer é separar as “pétalas” puxando com as mãos mesmo.

Leve uma frigideira grande ao fogo alto. Quando aquecer acrescente a manteiga, o açúcar e o shimeji e deixe no fogo alto por dois minutos. Com ajuda de uma espátula mexa suavemente (para não soltar mais líquido) ou apenas faça movimentos circulares com a frigideira. Assim que os cogumelos reduzirem de tamanho, acrescente o molho de soja e o sal, e mantenha no fogo por mais um minuto.

Transfira o shimeji para um refratário. Coloque o líquido do cozimento na frigideira com mais duas colheres (sopa) de molho de soja e mexa até engrossar. Regue o shimeji com o molho da frigideira, salpique com a cebolinha e sirva al dente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s