Yakibifum

O bifum é basicamente uma espécie de macarrão feito com arroz. Uma massa fina, leve e de fácil cozimento, originária da China. Aqui a receita de um Yakibifum de frango que seduz pela mistura de aromas liberados durante o preparo. O toque especial dessa receita é o óleo de gergelim torrado e o gengibre. Desbanca qualquer realçador de sabor industrializado.

Ingredientes:
600g de peito de frango
200g de bifum
240 ml shoyu molho de soja
120 ml de água
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de gengibre picado
1/2 maço de brócolis cortado em pedaços grandes
1 cebola cortada em cubos
1 cenoura cortada em rodelas
1/4 maço de acelga
1/2 pimentão verde cortado em cubos
1/2 pimentão vermelho cortado em cubos
5 g de açúcar
10 g de amido de milho
10 ml de óleo de gergelim torrado
Óleo de soja
Sal a gosto

Preparo:
Em um refratário coloque 1L de água gelada, adicione alguns cubos de gelo e reserve. Leve uma panela de água ao fogo e assim que estiver borbulhando, mergulhe a cenoura e o brócolis e deixe aferventar de por cerca de 2 minutos ou até que fiquem “al dente”. Com uma escumadeira retire-os da água mergulhe imediatamente no refratário com gelo até que resfriem – isso evita que continuem cozinhando e fiquem moles demais. Assim que resfriarem retire-os, escorra e reserve.

Leve uma panela com 1L água ao fogo e assim que levantar fervura desligue. Adicione o bifum e deixe hidratando por um minuto. Escorra com a ajuda de uma peneira passando por água fria corrente. Reserve.

Corte o frango em cubos e tempere com sal. Leve uma panela wok ao fogo alto, adicione 3 colheres (sopa) de óleo, em seguida o frango e cozinhe por 10 minutos ou até que dourem e fiquem ao ponto. Reserve.

Na wok adicione o alho, o gengibre e refogue por 2 minutos. Em seguida adicione a cebola, os pimentões e refogue por mais 5 minutos. Acrescente a cenoura, o brócolis, a acelga, o frango, o shoyo, a água e o açúcar.

Em um copo, dissolva o amido de milho com um pouco de água. Assim que diluir adicione ao molho mexendo até que fique espesso.

Por último acrescente o bifum hidratado, mexa delicadamente para não quebrar os fios. Após alguns segundos regue com óleo de gergelim e sirva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s