Nhoque com manteiga e sálvia

Umas boas colheres de manteiga, um punhadinho de folhas de sálvia e uma frigideira. É só disso que você precisa para este molho que é uma explosão de sabor. Nhoque na manteiga + sálvia é uma dessas receitas clássicas que impressionam. 

Ingredientes:

Para a massa
1 kg de batatas
1 gema
250g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de manteiga
50 g de parmesão ralado fino
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo para polvilhar

Para o molho
100g de manteiga
1 punhado de sálvia

Preparo:

Cozinhe as batatas em água fervente até que fiquem macias. Escorra bem, descasque e esprema formando um purê. Junte a manteiga. Acrescente a gema mexendo sempre. Adicione a farinha e misture bem. Por fim, junte o queijo ralado, o sal, a pimenta e a noz moscada.

Sobre uma superfície polvilhada com a farinha de trigo, coloque a massa e vá formando rolos com a espessura de 1,5cm. Corte em pedacinhos de mais ou menos 2,5cm. Aperte levemente com um garfo para decorar a superfície do nhoque.

Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo. Assim que a água ferver, adicione uma colher (sopa) de sal.

Mergulhe os nhoques na água fervente. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire, escorrendo bem a água com uma escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo. Não despreze a água do cozimento – ela vai ser utilizada para fazer o molho.

Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, junte 1/2 colher (sopa) de manteiga e adicione cerca de 30 nhoques. Deixe dourar por cerca de 1 minuto. Transfira para uma travessa e doure o restante dos nhoques, adicionando manteiga a cada leva.

Depois que dourar todos os nhoques, diminua o fogo da frigideira e acrescente 4 colheres (sopa) de manteiga. Assim que derreter, junte as folhas de sálvia e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos para aromatizar. Desligue o fogo e acrescente 1 concha da água do cozimento do nhoque. Misture levemente até formar um molho liso.

Retorne os nhoques dourados à frigideira e sirva imediatamente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s